Logo fundo BrancoPT: SlidePrancheta_APT: Via Romana - Visite o Gerês e faça parte da NaturezaPT: SlidePrancheta_BPT: Programa Anual de Caminhadas Guiadas - Viver Gerês 2014PT/EN: Albufeira de Vilarinho da Furna

Gerês

O Gerês sempre simbolizou a harmonia entre o Homem e a Natureza, numa partilha permanente de actividades e   sentimentos, das gentes aliadas à Natureza das inóspitas montanhas de granito moldadas pelo tempo. As águas correm cristalinas pelos ribeiros e o ar puro envolve a grande diversidade da fauna e da flora proporcionando um movimento contínuo de calma e prazer.

Importante destino turístico desde há mais de um século, o Gerês é uma marca a defender, preservar e dela saber tirar vantagem legítima para a sustentabilidade da região. O Gerês oferece produtos e serviços com grande qualidade e vocacionados para proporcionar o bem estar tão necessário à vida actual tão agitada.

De inegável valor é o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Este apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal (1971), pelo Decreto-Lei nº 187/71 de 8 de Maio, sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, compartindo fronteira com a Galiza, que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês. Ocupa uma área de 69 693 hectares, abrangendo cinco Concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. Neste último, ocupa 55,7% da área total concelhia.

A região que o integra é de predominância granítica e montanhosa, com altitudes que atingem os 1545m, no Pico da Nevosa, em Terras de Bouro. Parte das serras que o constituem sofreram intervenções do Homem, em continuidade, desde o tempo Neolítico.

No concelho de Terras de Bouro, no "coração" do PNPG sugere-se a vista a locais como Albufeira da Caniçada, Marina de Rio Caldo, S. Bento da Porta Aberta, Aldeia de Covide, Aldeia de Campo do Gerês, Núcleo Musológico de Campo do Gerês, Miradouro da Junceda, Miradouro da Boneca, Albufeira de Vilarinho das Furnas, Aldeia de Brufe, Mata de Albergaria, Portela do Homem, Miradouro da Pedra Bela, Aldeia da Ermida, Cascata do Arado, Cascata do Taiti, Vila do Gerês, Parque Tude de Sousa, Aldeia de Stª Isabel do Monte e muitos outros.