Logo fundo BrancoPT: SlidePrancheta_APT: Via Romana - Visite o Gerês e faça parte da NaturezaPT: SlidePrancheta_BPT: Programa Anual de Caminhadas Guiadas - Viver Gerês 2014PT/EN: Albufeira de Vilarinho da Furna

Vamos plantar uma árvore no Gerês?


 

Gerês Viver Turismo - Associação de Defesa e Promoção do Gerês, acompanhou com muita preocupação todas as ocorrências de incêndios do passado verão e as noticias dos mesmos, que reflectiam uma imagem de destruição e calamidade.

Com a colaboração da Câmara Municipal e com o Parque Nacional da Peneda Gerês, lançamos a primeira iniciativa, no terreno, de resposta aos acontecimentos passados. Esta acção, que irá decorrer nos dias 12 e 13 de Março do corrente ano, tem como objectivo plantar mais de 700 árvores de espécies folhosas, contribuindo, assim, para um Gerês mais verde.

Esta acção, e outras que se seguirão, embora organizadas e coordenadas pela nossa associação e pelas entidades referidas, privilegiarão o trabalho voluntário das populações locais e dos visitantes. 
Esta será, também, uma oportunidade para desfrutar do contacto com a natureza, interferindo no ambiente natural para o valorizar e proteger É dar um pouco do nosso esforço retribuindo o muito que a natureza nos dá.

Estamos cientes de que a preservação do nosso rico património natural é, também, uma responsabilidade nossa. É com esta congregação de vontades e da participação cívica, de todos os que vivem no território, que desfrutam ou simplesmente gostam dele, que é possível defender e preservar este património único que é o Parque Nacional.

A todos os que queiram participar pedimos que se inscrevam através em plantarnogeres@gmail.com  ou nos estabelecimentos aderentes.


Nestes dias os associados aderentes à iniciativa oferecerão condições especiais a todos os que venham participar.
    
A seguir a esta, que será a acção piloto, outras faremos, sejam elas de plantação, recolha de sementes ou até vigilância.

Estamos certos que a participação activa de todos nós é contributo essencial para a defesa e preservação do nosso património e do Parque Nacional, único no país e Maravilha de Portugal.


Contra os incêndios Plantar, Plantar …

Plantar no Gerês - Estabelecimentos aderentes

Parque de Campismo da Cerdeira: - campismo gratuito - 20% de desconto no alojamento complementar

(Bungalows e Quartos múltiplos)

Pensão Carvalho Araújo: - 20% de desconto em alojamento e pequeno almoço

Hotel Águas do Gerês: - 10% de desconto sobre p.v.p em alojamento

Pensão Moderna do Gerês: - 20% em alojamento e pequeno almoço

Pensão Adelaide: - 20% em alojamento e pequeno almoço

Quinta do Agrinho: - 20% em alojamento e pequeno almoço

Beleza da Serra: - 20% em alojamento e pequeno almoço

Eco Salvador: - 20% em alojamento e pequeno almoço

Casa Beira Rio: - 20% em alojamento e pequeno almoço


Plantar no Gerês - Programa dia 12 de Março de 2011

09h00 - concentração no parque de merendas do vidoeiro, para enquadramento da acção e formação de equipas de trabalho inicio dos trabalhos 
12h00 - intervalo para almoço

15h00 - reinicio dos trabalhos
17h30 - fim do 1º dia da actividade

Plantar no Gerês - Programa dia dia 13 de Março de 2011

09h00 - concentração no parque de merendas do vidoeiro
12h30 - fim da acção

Para participar nas actividades aconselha-se o uso de calçado e roupas confortáveis e práticas. O acesso a algumas áreas a plantar tem um grau de dificuldade média, as crianças que pretendam participar devem estar acompanhadas e sob a responsabilidade dos pais ou familiares adultos.