Logo fundo BrancoPT: SlidePrancheta_APT: Via Romana - Visite o Gerês e faça parte da NaturezaPT: SlidePrancheta_BPT: Programa Anual de Caminhadas Guiadas - Viver Gerês 2014PT/EN: Albufeira de Vilarinho da Furna

A Vezeira no Gerês


No dia 15 de Maio, como todos anos acontece, o gado Bovino da freguesia de Vilar da Veiga sobe aos pastos da Serra do Gerês onde aí ficará até finais de Setembro. Esta estadia contribui em grande medida para a altíssima qualidade da carne que se come na região do Gerês. Pelo sétimo ano consecutivo, a associação Lírio do Gerês conjugando esforços com A Vezeira, com o apoio dos hoteleiros, a Vezeira passou pela Vila das Termas do Gerês. É o mundo rural que passa pelas zonas urbanas. Neste dia, aquando da passagem do gado pela Vila do Gerês, os visitantes puderam saborear algumas iguarias da gastronomia dos povos da montanha, apresentadas por vários estabelecimentos de restauração e bebidas numa mostra gastronómica. Durante a tarde realizaram-se as tradicionais chegas de bois animadas pelos tocadores de concertina.

Numa época em que tanto se fala de globalização e em que se esquece das características, costumes e tradições dos povos, em suma da especificidade de cada povo, é importante referir que, contrariando o que habitualmente se diz, que o turismo se está a massificar, que quem desenvolve actividades relacionadas com o turismo e especificamente na hotelaria se esquece das tradições da sua região e procura apenas aquilo que lhe é rentável, se desenvolvam actividades que permitam manter e em alguns casos ressuscitar tradições. Isto porque não se pode esquecer nunca que a identidade de um povo está nos seus costumes, nas suas tradições, no seu património histórico-social e cultura.

Apesar da Vila do Gerês, a freguesia de Vilar da Veiga, ter como principal actividade a hotelaria, sector terciário, ainda tem vivas algumas actividades do sector primário. A prova está no facto de uma das associações mais antigas ser precisamente a Vezeira que data de 1882. A vezeira é uma associação antiquíssima destinada à utilização em comum do boi de cobrição e dos prados, na qual os proprietários dum pequeno numero de vacas se agrupam. A direcção administrativa e legal é confiada a um dos proprietários, juiz da vezeira.

A vezeira ou pastoreio à vez é uma forma de criação do gado com um forte cunho comunitário em que os bovinos dos diferentes proprietários pastam, em conjunto, e de Maio a Setembro, nos prados das zonas altas da Serra, sendo guardados "à vez, pelos seus proprietários. O número de dias que a cada proprietário cabe guardar a manada é proporcional ao número de cabeças de gado que têm na vezeira.