Logo fundo BrancoPT: SlidePrancheta_APT: Via Romana - Visite o Gerês e faça parte da NaturezaPT: SlidePrancheta_BPT: Programa Anual de Caminhadas Guiadas - Viver Gerês 2014PT/EN: Albufeira de Vilarinho da Furna

Sete mil e quinhentas árvores vão reflorestar cinco hectares em Vilar da Veiga


 

Uma área de cinco hectares de terrenos baldios de Vilar da Veiga, no Parque Nacional Peneda Gerês, vai ser reflorestada com a plantação de 7.500 árvores, ao abrigo da campanha “O melhor para si e para a Natureza”

 A campanha, lançada em novembro de 2010 e dirigida ao consumidor, angariou cerca de 18 mil euros e mais de 519 mil embalagens de leite recicladas.
 
Segundo a organização, “o projeto garante a qualidade e eficácia técnica necessárias para a recuperação destes terrenos baldios em Vilar da Veiga, através da plantação e manutenção de espécies autóctones”. 

 Com supervisão e acompanhamento do Instituto Nacional de Conservação e Biodiversidade (ICNB), vão ser plantadas sete mil e quinhentas árvores, “entre as quais Carvalho Alvarinho, cujo nome científico é Quercus Robur, em 80 por cento, Castanheiro, Castanea Sativa, dez por cento e Pilriteiro, Crataegus Monogyna, também dez por cento”, adiantou a organização. 

Em 2010, ardeu muita área e esta ação vai, sem dúvida, ajudar a diminuir o prejuízo ambiental dos incêndios do ano passado”, afirmou. 

 A campanha “O melhor para si e para a natureza” esteve a cargo da Agros e da Tetra Pak, “que se uniram pela preservação da natureza e pela pedagogia ambiental”. 

Por cada embalagem de leite UHT ou Biológico, corretamente colocada no ecoponto amarelo, as empresas contribuíram com três cêntimos para a reflorestação do Parque Nacional Peneda-Gerês.
A organização explicou ainda que a campanha “’O melhor para si e para a natureza’ veio salientar mais uma vez a importância das parcerias que se podem estabelecer entre os diversos intervenientes da cadeia em prol de uma causa comum”.


Fonte: Agência Lusa