Logo fundo BrancoPT: SlidePrancheta_APT: Via Romana - Visite o Gerês e faça parte da NaturezaPT: SlidePrancheta_BPT: Programa Anual de Caminhadas Guiadas - Viver Gerês 2014PT/EN: Albufeira de Vilarinho da Furna

Vezeira vai subir ao alto da serra


 

Nos próximos dias 09 e 13 de Maio, a tradição da Vezeira de Vilar da Veiga volta a repetir-se no Gerês. O gado vai passar pelo centro da vila e rumar às pastagens mais altas da serra. Esta actividade chama-se Vezeira, porque os pastores guardam os gado bovino uns dos outros e à vez, de modo a que os outros possam ficar junto das suas famílias.

O número de dias que o pastor fica no alto da serra de guarda depende do número de cabeças de gado que possua. Por cada dois bois, o pastor sabe que vai ficar um dia na serra. Quem tiver que ficar cinco dias, pode ficar três numa única ocasião e os restantes dois numa outra vez.

Esta actividade vai realiza-se no dia 13, logo pelas 9.30 horas, e, como habitualmente, deve levar inúmeros turistas à vila do Gerês. A passagem pelo centro da vila assinala o início de um longo costume, que começa no dia 15 e vai estender-se até ao dia 15 do mês de Setembro.

Contudo as actividades começam no dia 12, concretamente com uma caminhada, que serve igualmente de visita aos currais, e com a realização de uma tertúlia/documentário, onde vão ser exibidas imagens desta tradição que data do ano 1802. 

Os participantes vão poder observar fotografias que retratam a vida dos pastores no Gerês. O centro da vila vai igualmente viver dois dias únicos, uma vez que aliado a esta iniciativa está igualmente um programa turístico. Quem visitar o Gerês nestes dias vai encontrar uma mostra gastronómica, onde pode também provar algumas das melhores iguarias da região, uma vez que vai ter stands e barraquinhas à sua disposição. Vai ter muita animação prometida, com música e cantares ao desafio.

 

Fonte: Correio do Minho